segunda-feira, 27 de abril de 2009

Direito de opinar: a valorização do capital humano


Achei legal o vídeo abaixo que mostra um pouco da cultura organizacional de uma das maiores organizações do mundo: o Google.

O empreendedorismo interno garante o alto índice de inovação dessa organização, que possui sua missão enraizada nos seus funcionários. Lá, a cultura da empresa faz com que todos os setores sejam incentivados a inovar. Um dos fundadores do Google, Larry Page, disse “É preciso ter um desprezo saudável pelo impossível e tentar coisas que a maioria das pessoas não tentaria”. Não é a toa que a empresa que ele fundou domine o mundo virtual.

Acho que vale a pena refletir um pouco sobre as empresas que, ao contrário do Google, valorizam mais o capital financeiro do que o capital humano. Será que elas ainda terão espaço?
Qual será o modelo de gestão que se sobressairá melhor diante da nova economia e dos novos mercados?

Um abraço,

Vinícius Veloso Marreiros

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Mas o que exatamente significa Cultura Organizacional?

O funcionamento de uma empresa é bastante complexo, e um dos elementos essenciais que contribui bastante para a sua identidade, é a cultura. Esta é o conjunto das idéias, das crenças, dos rituais, dos ritos, políticas, e valores da organização adquiridos ao longo do tempo. É ela a responsável por orientar o comportamento dos envolvidos; quanto mais clara e presente entre os públicos, mais fácil será possível definir a melhor forma de pensar e agir dentro da organização. Ou seja, é ela quem direciona a missão, os objetivos e a tomada de decisão.

Como estudantes universitários, temos a pretensão de expor casos relevantes e debater as questões relacionadas à cultura organizacional. Sejam bem-vindos e estejam antenados às atualizações que serão feitas semanalmente.

Obrigado e até!
Natalia Bottan e Vinícius Veloso