quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Cultura Organizacional

A cultura organizacional é uma característica distinta, que varia de empresa para empresa, são valores incorporados durante sua formação e que são enraizados com o passar do tempo, provinientes muitas vezes do próprio dono ou atribuído por determinado modelo de gestão.

A cultura organizacional fala muito sobre a empresa, pois reflete o que ela é e o que ela faz. Reflete também as características de seus colaboradores, que são aqueles que levam esta cultura a diante e transformam o fruto de seu trabalho a "cara" da organização. Composta por vários elementos a cultura organizacional conta, por exemplo, com valores, mitos, crenças, ritos, hérois, tabus, normas e etc..

Por estarem tão arraigados, o processo mudança organizacional é difícil e se torna um desafio para os gestores. Um processo de mudança é sempre complicado, mas extremamente necessário em algumas circunstâncias. Um exemplo muito comum hoje em dia é a mudança na comunicação interna da empresa, que de alguns anos para cá passou a ser muita mais interativa e dinâmica, com o uso da intranet, o blog do presidente, informativos online e etc.. Outro exemplo é a mudança do comando da empresa. Muitas vezes eles tem características parecidas e adotam o mesmo modelo de gestão anterior, mais em alguns casos a mudança é grande, fazendo com que a cultura da empresa mude e a adaptação de seus colaboradores se faz necessária.

Para saber mais acesse:
http://www.administradores.com.br/artigos/cultura_organizacional/21588/


Fabio D. Abud

segunda-feira, 24 de agosto de 2009


Olá galera!!!

Durante as férias escolares nosso blog também tirou um descanso, mas agora estamos de volta!!

E vamos voltar a falar sobre cultura nas organizações, assunto que já foi abordado por diversos ângulos neste espaço. E já que usamos o blog como meio para nossas discussões, por que não falar do blog como ferramenta de comunicação interna?


A organização pioneira neste segemento foi o HSBC, que já em 2006, inaugurou o seu "Blog com o Presidente" se antecipando nas inovações de comunicação interna.

Ao pesquisar sobre o assunto adivinhem o que encontrei? Um blog! que trazia informações sobre o uso da ferramenta e o exemplo de sua aplicação em uma empresa de Porto Alegre. O que mais me surpreendeu foi que neste caso a ideia de implantar um blog veio do alto escalão da organização, da necessidade que diretores sentiam de falar com seus funcionários.


Outra peculiaridade muito conveniente do blog é o seu custo praticamente zero e isso me fez refletir. Se a ferramenta não traz custos para organização, porque não encontramos no mercado um número grande de adeptos ao blog para melhorar o processo de comunicação dentro da empresa?

Acredito que muitos não se sentem a vontade para isso, pois a tecnologia e a forma aberta de trocar informações por muitas vezes não está inserida na Cultura Organizacional. Quais barreiras ainda enfretamos para inserir a tecnologia como ferramenta do dia a dia nas organizações? Para conferir o post citado como fonte acesse: http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Materia/5708/tecnologia-facilita-comunicacao-interna.html

Abraços e até a próxima!