quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Cultura Organizacional

A cultura organizacional é uma característica distinta, que varia de empresa para empresa, são valores incorporados durante sua formação e que são enraizados com o passar do tempo, provinientes muitas vezes do próprio dono ou atribuído por determinado modelo de gestão.

A cultura organizacional fala muito sobre a empresa, pois reflete o que ela é e o que ela faz. Reflete também as características de seus colaboradores, que são aqueles que levam esta cultura a diante e transformam o fruto de seu trabalho a "cara" da organização. Composta por vários elementos a cultura organizacional conta, por exemplo, com valores, mitos, crenças, ritos, hérois, tabus, normas e etc..

Por estarem tão arraigados, o processo mudança organizacional é difícil e se torna um desafio para os gestores. Um processo de mudança é sempre complicado, mas extremamente necessário em algumas circunstâncias. Um exemplo muito comum hoje em dia é a mudança na comunicação interna da empresa, que de alguns anos para cá passou a ser muita mais interativa e dinâmica, com o uso da intranet, o blog do presidente, informativos online e etc.. Outro exemplo é a mudança do comando da empresa. Muitas vezes eles tem características parecidas e adotam o mesmo modelo de gestão anterior, mais em alguns casos a mudança é grande, fazendo com que a cultura da empresa mude e a adaptação de seus colaboradores se faz necessária.

Para saber mais acesse:
http://www.administradores.com.br/artigos/cultura_organizacional/21588/


Fabio D. Abud

Nenhum comentário:

Postar um comentário