quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Anistia Internacional


Há um ano minha irmã mora em Portugal e trabalha na Amnistia Internacional (como dizem os “portugas”). De férias no Brasil, algumas vezes chegamos a conversar sobre essa organização não-governamental, que tem como função investigar e, principalmente, denunciar casos graves de abusos à integridade física e mental.

Presente em 162 países, a Anistia conta com 1,8 milhões de pessoas envolvidas, sendo que cerca de 12 mil estão apenas em Portugal. A instituição divide-se em "núcleos", podendo ser agrupados por região e/ou campanha. Cada grupo é composto por profissionais remunerados e pelo corpo de voluntários.

Apesar dos assalariados ocuparem cargos administrativos e operacionais, são os voluntários que direcionam o foco das campanhas e ações. O que demonstra que a cultura da organização busca pessoas mais atuantes e prioriza a opinião dos participantes, a fim de orientar suas diretrizes.

Desde sua criação busca garantir a imparcialidade em suas tomadas de decisão e, para isso, além de não receber dinheiro de governos e empresas, tem o cuidado de destinarem aos grupos locais casos não relacionados com seu país de origem. Pode-se dizer que é esse conjunto de costumes e atitudes que certifica sua credibilidade internacional.

É importante salientar que os recrutadores desempenham, por meio do “face-to-face”, um trabalho informativo e de sensibilização ao angariar associados. Além disso, existem outras formas de divulgar suas crenças e valores como a newsletter quinzenal, a revista trimestral e o site.

Para conhecer um pouco mais sobre a cultura dessa instituição acesse o site:
http://www.br.amnesty.org/

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. olá a todos!!

    Primeiro... queria dizer que escrever sobre a Anistia Internacional nesse blogue faz com que mais algumas pessoas sejam lembradas da importância da luta pelos direitos humanos e também para que elas possam conhecer o trabalho dessa organização, e quem sabe se juntar a isso de alguma forma. Por isso fica já aqui o agradecimento.

    Só pra dar mais uma informação, em maio de 2009, a AI fez 48anos e lançou a campanha "exija dignidade". Pela primeira vez falamos da POBREZA como fator de degradação dos DH, um passo muito importante na salvaguarda da dignidade humana..
    acho que vale a pena conferir este trabalho, para isso sugiro que consultem o site da AI de Portugal: www.amnistia-internacional.pt

    E para terminar, uma outra informação.. apesar de existir em 162, no Brasil não contamos com uma sede da anistia!! Fica aí o ensejo para os curiosos descobrirem porque, e para os interessados se informarem como contribuir com a AI do Brasil.. (lembrando que podemos não ter um sede, mas núcleos quem sabe!)

    abraço a todos
    camila

    ResponderExcluir