terça-feira, 30 de junho de 2009

Cultura Organizacional nos shoppings


Em abril deste ano participei do debate “Os Desafios do Marketing para Shopping Centers” organizado pela Abrasce, que, entre os temas abordados, salientou quão importante é a cultura organizacional para esse tipo de empreendimento. Assim como acontece em empresas, os shoppings possuem igualmente um conjunto de crenças e hábitos estabelecidos por meio de normas, atitudes e expectativas compartilhadas por todos aqueles que fazem parte dos "bastidores” ou seja, funcionários, empresas terceirizadas e lojistas.

O público interno tem que se preparar para o show diário, como por exemplo, se preocupar com a climatização de ambientes e a sensação de segurança, fatores que geralmente levam as vendas a crescer em níveis bem superiores se comparados aos do varejo dito comum. É necessário não só promover experiência e impactar o público externo, como também usar todas as ferramentas de comunicação de maneira que transmitam a mesma mensagem, aumentando assim as chances de ocorrer um engajamento dos steakholders e da informação ser retida por eles.

Cada empresa possui um processo cultural único composto por simbologias próprias, baseadas em regras e comportamentos de seus integrantes. Da mesma maneira acontece nos shoppings, que direcionam de modo diferente suas ações e comportamentos a fim de alcançar objetivos organizacionais comuns a todos os seus membros. O Shopping Center 3 possui uma cultura corporativa totalmente diferente do Frei Caneca e do Pátio Paulista, apesar dos três se localizarem na região da Avenida Paulista e terem praticamente o mesmo perfil de cliente.

Carolina Barrero Breitenvieser

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